Ano Litúrgico/Faça Você Mesmo

Como fazer uma Árvore de Jessé

 

Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. Isaías 11,1-3

Salve Maria!

José, pai de Jesus Cristo era descendente do Rei Davi, filho de Jessé. O conceito da Árvore de Jessé é refletir sobre a genealogia de Jesus durante o tempo do Advento.

Cada enfeite da Árvore de Jessé remete a uma história  da Bíblia, desde a criação até o nascimento de Nosso Senhor .  A ideia é que, durante todo o tempo do Advento, uma história seja contada a cada dia e respectivamente o enfeite correspondente seja colocado na árvore.

Nos EUA a tradição da Árvore de Jessé é bastante difundida, os enfeites simbólicos são feitos dos mais diversos materiais, feltro, madeira e até mesmo em 3d.

Se sua árvore de Natal for grande, os enfeites podem ser colocados diretamente nela. Você pode optar também em fazer uma árvore especial para os enfeites da Árvore de Jessé. Eu bolei uma de palitinhos de picolé e abaixo coloquei tutorial de como fiz para quem se interessar. Coloquei também abaixo algumas fotos para servirem de exemplo e inspiração.

Eu tenho a intenção de nos próximos anos, conforme as crianças forem crescendo, elaborar enfeites mais bonitos e  personalizados, porém com a correria do dia dia esse ano consegui apenas fazer uma versão impressa e plastificada e divido aqui com quem está com o tempo tão apertado assim como o meu (link para download no final do post).

Os enfeites são bem fáceis de fazer, mas antes gostaria de fazer algumas observações:

  • Eu usei como guia para as leituras diárias esse post da famosa Jessica do Shower of Roses. Quando fui conferir as leituras eu percebi que algumas passagens estavam bem completas e outras bem resumidas. Como é meu primeiro ano fazendo a Árvore e ela tem muita experiência eu preferi manter as citações como ela colocou. Se você tiver filhos maiores sugiro que, um pouco antes do momento dedicado a leitura, verifique se a passagem atenderá as expectativas da família. Se os versículos forem muito resumidos você pode aumentar lendo alguns antes e outros depois.
  • Se você clicar na postagem do blog Shower of Roses verá que ela indicou as páginas de uma Bíblia infantil com desenhos. Eu aconselho e também farei isso em minha casa. Mostrarei a história correspondente na Bíblia infantil para que e consiga relacionar o desenho e absorver melhor a história. Eu não indicarei nenhuma Bíblia Infantil específica porque eu ainda não tenho uma que me agrade por completo.
  • Na medida do possível tentarei fazer atividades de colorir correspondentes a história bíblica do dia na parte da manhã, assim quando tivermos nosso momento de oração em família na parte da noite, minha filha já estará um pouco familiarizada com a passagem.

Segue então o tutorial passo a passo de como montar os enfeites para sua Árvore de Jessé:

1- Imprima o anexo, retire o excesso de papel branco retirando as bordas laterais e cole em um papel grosso com cola bastão. Não importa a cor do papel ele ficará interno e servirá apenas para que seu enfeite não fique mole. (obs: NÃO PRECISA RECORTAR AS BOLINHAS ANTES DE COLAR NO PAPEL, eu apenas me dei conta que seria retrabalho depois de ter recortado algumas.:/  obs2: eu usei papel color set, pode ser o de sua preferência.)

7

2- Passe papel contact em todas as bolinhas antes de recorta-las. (Particularmente é bem difícil passar papel contact, eu fiz isso porque minhas crianças são pequenas, então a durabilidade é maior, se você tem apenas crianças maiores talvez nem seja preciso.)

3- Recorte todas as bolinhas!

6

4- Separe um material de sua preferência para para fazer o anel para pendurar. Eu usei um fitilho dourado. Pode ser fita de cetim ou de juta também. Tire uma medida média se baseando no local onde irá pendurar os enfeites e corte 28 tirinhas. Cole com cola quente no verso de todos os desenhos de forma que eles fiquem posicionados para cima.

5

5- Cole com cola quente no verso a leitura correspondente ao símbolo do enfeite.

4

6- Pronto! Cada dia, começando no 1º domingo do Advento você e sua família terão um enfeite e uma história para pendurar na árvore. Esse ano de 2016 o Advento terá 28 dias, mas ele pode variar entre 22 e 28 dias, quando isso acontecer basta juntar 2 histórias por dia quando preferir.

14

Veja alguns exemplos de como pendurar os enfeites da Árvore de Jessé:

13

Minha árvore de Natal é bem pequena então preferi montar uma árvore separada. Os materiais são bem simples, papel crepon verde, palitos de picolé, bolinhas vermelhas e cola quente, segue o passo a passo:

1- Em uma vasilha de vidro deixei os 28 palitos de molho na água com papel crepon verde. Eu coloquei por volta das 17 horas e até as 22 horas eu sempre ia até a vasilha e revirava os palitos para ter certeza que todos estavam pegando bem a coloração (se ficarem grudados a tinta não pega). Deixei de molho toda noite e no outro dia de manhã coloquei em um prato de vidro para secar.

12

2- Como o dia estava chuvoso eu terminei de secar os palitos com um secador de cabelos mesmo.

11

3- Colei com cola quente as bases da árvore. Primeiro um triângulo depois bases de 2, 3, 4, 5 e 6 palitos.

9

4- Com as bases prontas eu uni as laterais.

8

5- Para pendurar os enfeites eu escolhi essas bolinhas estilo naturais tingidas,  mas a ideia é que seja qualquer bolinha que lembre as bolas natalinas.

10

6- Cole em todas as conexões dos palitos e pronto, você terá os 28 suportes para seus enfeites! Para colocar na parede eu colei também com cola quente um pedaço do mesmo fitilho que usei nos enfeites e preguei na parede um daqueles ganchinho que já vem com fita adesiva no verso.

15

Esse é o resultado:

16

Segue então o link para download:

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx1bW5vdm9sYXJjb218Z3g6MWNmNDlmNWY0Njg3ZWE0OQ

Um Feliz Advento para você e sua família. Fiquem com Deus!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s